Atualização: 2013/04/25
Vamos mapear a (in)acessibilidade na cidade do Rio de Janeiro!
...queremos ver nossos amigos com deficiências na rua, nos espaços públicos e privados, no cinema e no botequim, na pracinha e no mercado e... na universidade!
Para isso, vamos unir as ferramentas já disponíveis e mobilizar a força tarefa necessária para cumprir essa missão de cidadania: procurar soluções eficazes e fazer a differença!


Imagem do projeto para o Concurso Ideias Inovadoras (Agência UFRJ de Inovação): Vista aera da Maré e Fundão, Cadeirantes em tereno acidentado, cadeirante na praia, calçada ocupada por veiculos, cadeirante entrando no metro.

O projeto "
mapa de acessibilidade" pretende aplicar as novas tecnologias da informação para ajudar as pessoas a transitar pela cidade do Rio de Janeiro, independente das suas deficiências.
Podemos enriquecer mapas digitais com novas camadas de informações que beneficiam populações vulneráveis, incluindo dados relevante para melhorar seu dia-a-dia. 
Seguindo o conceito de inteligência coletiva proposto por Pierre Levy, o
mapa de acessibilidade só poderá se concretizar se a ideia mobilizar uma rede de pessoas que contribuem para alimentar as camadas de conhecimento do mapa com suas experiências, obstáculos e soluções para uma cidade acessível. 
Sendo assim, o 
1o Fórum Universitário de Acessibilidade, organizado em parceria pelo Instituto ReAbilitArte e Agência UFRJ de Inovação, tem por objetivos principais criar essa rede e implementar o primeiro módulo, que - mapeando o campus da Ilha do Fundão da UFRJ (cidade universitária)- servirá de piloto para futuras expansões do mapa.

O público alvo são organizações (governamentais ou não) de promoção e defesa dos direitos das Pessoas Com Deficiência, ativistas, cuidadores, parentes e amigos...; profissionais, estudantes, pesquisadores e curiosos realmente motivados das áreas de Antropologia, Arquitetura, Urbanismo, Panejamento, Transporte, Sociologia, Educação, Comercio, Cultura, Saúde Pública, Engenharia, Computação, Robótica, Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia e muitas outras...

Para a quinta-feira, dia 25 de Abril de 2013, organizamos uma oficina fechada ao público geral, ou grupo de trabalho transdisciplinar, no intuito de promover um brainstorming para cogitar, elaborar e testar alternativas operacionais e sustentáveis para implementação do mapa de acessibilidade: o quê? com quem? como? onde? quando?.. mapear informações relevantes, facéis de usar e de atualizar. Os resultados desta oficina serão apresentados no dia seguinte, para direcionar e enriquecer a discussão das mesas redondas.

Na
sexta-feira, dia 26 de Abril de 2013, teremos três mesas redondas abertas ao público (inscrição gratuita obrigatória) com atores reconhecidos nas áreas de inclusão, tecnologia e integração para acessibilidade.

Venha contribuir com ideias, experiências, perguntas.
Nós contamos com sua presença!
A comissão organizadora



Inscriçõs encerradas - Evento lotado

O evento será transmitido ao vivo através do link
http://eventos.coppe.ufrj.br/


Para qualquer dúvida, mande email para <forum@reabilitarte.org>
logo ReAbilitArte

banner do forum: 1o Forum universitário de acessibilidade. 26 de Abril de 2013, Auditório G122, COPPe, CT, UFRJ, Cidade Universitária. Rio de Janeiro - Logos: reAbilitArte, Agencia UFRJ de Innovacao, UFRJ, COPPE, CoordCOM, SuperEst