Banner Reabilitarte intsituto de pesquisa e reabilitação do sistema neurolocomotor
O ReAbilitArte Projetos Missão Quem somos? Eventos Participe ! MÍDIAS Webmail

Alun@ da UFRJ : você ficou sabendo no TEDxUFRJ?
quer contribuir para deixar sua Universidade mais acessível?
Baixe o aplicativo clicando no icone abaixo;

TEDxUFRJApp Android


Conhece mais sobre a projeto
MAPAS DE ACESSIBILIDADE INTELIGENTE / ReAbilitArte
.



acessibilidade UFRJ e responsabilidade de todos

O ReAbilitArte é um grupo de amigos (alunos, docentes, voluntários) que procuram melhorar o futuro e o dia-a-dia das pessoas com deficiência. Realizamos pesquisas, eventos, discussões, encontros, oficinas.. (confira os últimos eventos: programações e mídia).

Acessibilidade universitária? O último Censo avaliou que metade das pessoas com deficiência que possuem um emprego recebem ATÉ UM sálario mínimo. Isto é dramático e só poderá ser revertido quando todos tiveram acesso as instituções de formação superior. Hoje na UFRJ, temos apenas 0,7% de pessoas com deficiência, enquanto são 25% na população geral brasileira. Um dos motivos por essa exclusão é a falta de preparo dos locais. Utilizando a "inteligência coletiva" e as tecnologias digitais, podemos hoje criar um mapa colaborativo da acessibilidade, mobilizando uma rede de pessoas que contribuam para alimentar esse mapa com seus obstáculos, suas experiências e soluções para construirmos universidades e cidades cada vez mais acessíveis a tod@s.

O projeto Mapas de Acessibilidade Inteligentes (MAIRAA):
- Em 2013, o 1o Fórum Universitário de Acessibilidade criou essa rede de pessoas motivadas para mapear os campi da UFRJ. Juntamos vários alunos e grupos da Computação, Geografia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Tecnologia Assistiva, Fonoaudiologia, Arquitetura, Artes,.. para elaborar uma estratégia eficaz de mapeamento das rotas, salas, sanitários, bibliotecas, etc. em alguns prédios do Campus.
- Em 2015, o 2o Fórum de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva da UFRJ reuniu novamente e ampliou esta rede. Avaliamos cerca de vinte ações de Acessibilidade, Tecnologia Assitiva, Formação profissional ou Inclusão laboral na UFRJ. (Confira os vídeos descrevendo alguns projetos da UFRJ)
Lançamos a nova MARCA DA ACESSIBILIDADE na UFRJ, e a versão 1.1 do APLICATIVO para Android.
- Agora, tendo a ferramenta e boa vontade, está na hora de arregaçar as mangas para deixar nossa UFRJ menos inacessível! Para isto, vamos começar mapeando as condições arquitetônicas dos campi, para termos uma visão completa e atualizada dos problemas e elaborarmos, juntos, soluções práticas para inclusão. O MAIRAA não é apenas uma ferramenta para identificar problemas e reclamar, mas também serve para unir as forças proativas. Portanto, trabalhamos em cooperação com as demais instâncias da UFRJ (Agência de Inovação UFRJ ; Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Assuntos Comunitários ; Reitoria e PRs ; Prefeitura Universitária ; Escritório Técnico ; e colegas de outros projetos...) bem como grupos e indivíduos da sociedade civil, com ou sem deficiência.

Quer ver como fica?
1) ESTADO DAS CALÇADAS (Video):
 Lembre como era ANTES da reforma da calçada entre HU e BRT realizada pela PU: 
(Trecho de 3 min,
COM LEGENDA: clique o controle "CC" abaiox do video, e afasta seu mouse da janela)

2) MAIRAA versão WEB (teste)
Abaixo você pode ver uma versão Web, ainda preliminar, da região CCS-Hospital Universitário- Escola de Educação Infantil- Terminal BRT, com códigos de cores indicando o nível de acessibilidade das calçadas APÓS realização da reforma pela PU do trecho ilustrado no video acima.
Experimente navegar no mapa e clicando nos ÍCONES COM ESTRELAS para fazer aparecer pop-ups com fotografias dos locais.
No interior do prédio do CCS, veja os banheiros, balcões, elevadores, vagas de estacionamento,etc... Também experimente selecionado CAMADAS para visualizar os andares do prédio.
Fazendo Zoom-out no GoogleMaps, veja quanto ainda falta na Ilha do Fundão, e nos demais prédios da UFRJ (áreas em AMARELO claro na Praia Vermelha, IFCS, Escola de Aplicação, Xerém, Macaé,..).
JUNTOS, vamos alimentar esse mapa, antes de expandi-lo para fora da UFRJ!

3) APP Android (versão 1.0)
 Abaixo são alguma telas do APLICATIVO para dispositivos portáteis (fone celular com sistema Android): 

Exemplos de telas do aplicativo MAIRAA para Android



Então, VOCÊ tem VONTADE, AFETO, TEMPO e DISPOSIÇÃO
para COLABORAR com o PROJETO?
BAIXE O APLICATIVO PARA ANDROID
(Clique no icone abaixo para baixar e instalar no seu Dispositivo Android)


App Android


imagens projetos MAPAS


contato@reabilitarte.org
facebook
Educação
Pesquisas
Mapa de Acessibilidade
D´EfiCiência