Banner Reabilitarte intsituto de pesquisa e reabilitação do sistema neurolocomotor
O ReAbilitArte Projetos Missão Quem somos? Eventos Participe ! MÍDIAS Webmail

Projeto: Mapas Inteligentes de Acessibilidade

ATENÇÃO: até 14/5/2017 CHAMADA para seleção de 5 BOLSISTAS DE EXTENSÃO
(EXCLUSIVAMENTE PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRJ)
3 VAGAS para Ciências da Saúde, Ciências Sociais, Artes e afins
(organização e animação de oficinas de sensibilização e mutirões de mapeamento nos campi)
2 VAGAS para Ciências da Computação e afins
(programação web, mobile, gestão de servidores de redes e big data).
INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA SE CANDIDATAR NESTE LINK 



O útlimo CENSO do IBGE revelou que metade das pessoas com deficiência que trabalham (emprego formal ou não formal) recebam menos de um sálario mínimo mensal. Para mudar essa realidade, há urgência em promover a inclusão efetiva dessa população no sistema de ensino superior público. Entre muitos obstáculos, um deles é a falta de preparo das instalações físicas. Neste sentido, é preciso fazer um diagnóstico da situação atual, para sinalisar as instalações já acessíveis, bem como para orientar melhorias e obras futuras. Utilizando as novas tecnologias da informação hoje disponíveis, temos condições de produzir mapas digitais com novas camadas de informações que podem beneficiar populações vulneráveis, incluindo dados que possam tornar suas vidas melhores. Utilizando o conceito de inteligência coletiva proposto por Pierre Levy, o Mapa de Acessibilidade só poderá se concretizar pela mobilização de uma rede de pessoas que contribuam para alimentar o mapa com suas experiências, obstáculos e soluções para uma universidade e uma cidade acessíveis a todos.

- Em Abril de 2013, organizamos o 1o Fórum Universitário de Acessibilidade, para criar tal rede e discutir possíveis metodologias para diagnosticar as condições de acessibilidade arquitetônica nas Universidades.

- A seguir, juntamos vários alunos e grupos da Computação, Geografia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Belas Artes, Tecnologia Assitiva, para elaborar uma estragia eficaz de mapeamento coletivo das rotas, salas, sanitários, bibliotecas, etc., usando - como pilot experimental - o Campus do Fundão como área para testes e desenvolvimento.

- Em Outubro de 2015, o 2o Fórum de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva da UFRJ reuniu novamente e ampliou a rede criada durante o 1o Fórum. Em sessões organizadas em parceria com a Agência UFRJ de Inovação, o NCE, o Laboratório Trabalho&Formação da COOPE e a SuperEst, reunimos mais de vinte ações de ACESSIBILIDADE, TECNOLOGIA ASSISTIVA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL ou INCLUSÃO LABORAL coorenadas na UFRJ. Veja no link abaixo os videos descrevendo alguns projetos da UFRJ
http://www.reabilitarte.org/midias_video_2forumacessibilidadeufrj2015.html
Lançamos a versão "beta" do aplicativo "Mapas de Acessibilidade da UFRJ" para Android e Windows.
Também planejamos e avaliamos novas estratágias de ação junto às Pro-Retorias da UFRJ e ao Ministério Público.

- Em Setembro de 2016, o Magnifico Reitor da UFRJ, Prof Roberto Leher, instalou o Fórum Permanente uFRJ Acessível e Inclusiva, hoje organizado em três Câmaras: Acessibilidade e Qualidade de Vida, Legislação e Assuntos Acadêmicos. O Fórum Permante UFRJ Acessível e Inclusiva tem reunião ABERTAS à toda a comunidade (alunos, técnico-administrativos, docentes, terceirizados, voluntários), na terceira quinta-feira de cada mês. Acompanhe as principais noticiais no FaceBook do Fórum.
O mapeamento coletivo da acessibilidade das instalações de todos os campi da UFRJ representa uma ferramenta importante para orientar as ações das instâncias dirigentes da UFRJ.


imagens projetos MAPAS


contato@reabilitarte.org
facebook
Educação
Pesquisas
Mapa de Acessibilidade
D´EfiCiência
GoogleMapInProgress

(english version)